Transforme conflitos em soluções inteligentes

Curso de Formação Executiva | Presencial em Brasília ou Online ao Vivo

Aprenda a aplicar mediação, arbitragem e dispute boards para resolver disputas na administração pública com segurança jurídica, agilidade e estratégia.

Curso online e presencial – Brasília-DF

20 e 21/10/2025

Carga horária: 16 horas

Certificação inclusa

Faltam apenas

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  • 00Horas
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  • 00Segundos

para o início do curso!

Nicola Khoury nos dias 20 e 21 de outubro

Participação especial confirmada: Ministro Bruno Dantas

Participe da Live Gratuita e Tire Suas Dúvidas

Dia 29 de maio às 19h

O que você vai ver na live:

Os maiores desafios atuais na elaboração orçamentária em estados e municípios

Como fugir da “miopia alocativa” e da rigidez orçamentária

Por que ferramentas como Orçamento de Desempenho e Spending Review serão exigência e não mais opção

Um bate-papo direto com quem já esteve nos bastidores do orçamento federal

E claro: espaço para tirar suas dúvidas sobre o curso

Essa é a chance de ouvir diretamente de quem já foi Secretário de Orçamento Federal e Consultor da Câmara e do Senado.

A participação é 100% gratuita, mas as vagas para interação ao vivo serão limitadas.

Uma breve mensagem do

Ministro Bruno Dantas para você!

Conflitos mal resolvidos paralisam sua gestão?

Litígios longos, obras paradas, contratos travados, disputas desgastantes…

A burocracia e o modelo tradicional de resolução de conflitos não acompanham a complexidade das novas contratações públicas. Sem métodos adequados, o prejuízo é certo — financeiro, jurídico e institucional.

Neste curso, você vai aprender a aplicar soluções modernas, rápidas e seguras, alinhadas à legislação, à jurisprudência e às diretrizes do TCU.

Professor

Nicola Khoury

Auditor Federal do TCU | Professor do Instituto 3Ipês,  Secretário de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos, Mestre em Direito, especialista em pavimentação rodoviária e certificado internacional como mediador pelo ICFML, Professor de pós-graduação no Mackenzie.
Autor do livro “Arbitragem e Obras Públicas”

Participação especial

Confirmada

Aula de abertura do curso com

Ministro do TCU Bruno Dantas.

O que você vai aprender:

E muito mais...

Para quem é esse curso?

Gestores públicos e diretores de órgãos governamentais

Advogados públicos, procuradores e consultores jurídicos

Mediadores, facilitadores e especialistas em compliance

Fiscais de contratos e membros de comissões de licitação

Executivos do setor privado que contratam com o governo

Você vai sair do curso sabendo como:

🎁 Condições especiais para facilitar sua decisão

Certificado de extensão válido para ambas as modalidades

Nota de empenho aceita para órgãos e instituições públicas

Descontos para grupos e instituições parceiras

“Este curso prepara gestores públicos e privados, operadores jurídicos e técnicos para uma nova era na resolução de disputas: mais técnica, mais estratégica e com foco em eficiência e resultados.”

- Direção Acadêmica do Instituto 3Ipês

Ainda com dúvidas?

Atendimento via Whatsapp

Toque aqui para falar com nosso time.

Atendimento via Email

contato@instituto3ipes.com.br

O curso tem certificado?

Sim. Emitido pelo Instituto 3Ipês.

É necessário ter experiência prévia?

Não, mas é especialmente recomendado para quem quer aprender a resolver disputas na administração pública com segurança jurídica. 

Como funciona o pagamento?

Cartão de crédito, PIX ou nota de empenho.

Onde será realizado?

BRL Educação, localizado no SIG (Setor de Industrias Gráficas).

Realização

O Instituto 3Ipês é um centro de pensamento e soluções voltado para a capacitação e consultoria em gestão pública. Nossa missão é transformar governos e políticas públicas por meio da educação estratégica, inovação e metodologias aplicadas, conectando teoria e prática para criar impacto real na sociedade.

@ 2025 Criado, desenvolvido e mantido pela

Preencha para ver os valores do curso

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Laíza Machado

Profissional com 7 anos de experiência em gestão administrativa e comercial, liderando processos organizacionais em empresas de contabilidade, varejo e consultoria.

Atualmente cursando MBA em Gestão de Processos, com sólido histórico em melhoria de eficiência operacional, fidelização de clientes e gestão de dados. Proativa, orientada a resultados e apaixonada por transformar desafios em soluções estratégicas.

Rivania Figueiredo

Com 13 anos de experiência na área administrativa e de
secretariado, trago minha experiência para oferecer serviços de assistência remota com eficiência e profissionalismo. Ofereço
suporte administrativo e secretarial, permitindo que as empresas
se concentrem nas tarefas estratégicas que impulsionam seus negócios.

Trabalho remotamente, diretamente do meu Home Office, proporcionando soluções eficientes para suas demandas
burocráticas e administrativas. Com minha colaboração, você
pode delegar tarefas que consomem tempo, garantindo maior disponibilidade para focar no crescimento e na gestão estratégica do seu negócio.

Estou disponível para contratação remota, oferecendo flexibilidade
total para serviços pontuais ou recorrentes, adaptando-me às
necessidades específicas de qualquer ramo.

Marcelo Barros Gomes

Possui mestrado em Public Policy and Public Administration pela London School of Economics and Political Science (LSE) (2000). Atualmente é auditor federal de controle externo – Tribunal de Contas da União desde 1995. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estrutura e Transformação do Estado Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 1995, ocupa desde junho de 2021 o cargo de Coordenador de Parcerias e da Cooperação Internacionais de Controle Externo no TCU. Anteriormente ocupou o cargo de Assessor Especial na Casa Civil da Presidência da República. Anteriormente ocupou o cargo de Vice-Ministro – Secretário Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil Presidência da República (março de 2020 a maio de 2021); o cargo de Vice-Ministro – Subchefe de Acompanhamento e Avaliação de Políticas Governamentais da Casa Civil (março 2019 a março 2020). No TCU ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Resultados de Políticas Públicas (2017-2018) e Coordenador-Geral da Área Social e das Secretarias de Controle Externo da Região Nordeste do TCU (2015-2016). Anteriormente ocupou o cargo de Secretário da Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU 2011-2014. Ocupou a função de Diretor nas áreas de Telecom e Serviços Postais e posteriormente de Energia (petróleo e elétrica) da Secretaria de Fiscalização de Desestatização e Regulação do TCU 2001-2010. Foi Diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico do TCU 1997-1999. Trabalhou de 1988 até 1995 no Banco do Brasil S.A. onde ocupou entre outros o cargo de Analista de Organização, Sistemas e Métodos. Professor Colaborador e Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Controle e Auditoria Governamental e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE) e Coordenador acadêmico e Professor nos cursos de pós-graduação em Regulação de Serviços Públicos e de Políticas Públicas do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) – Escola de Controle do TCU. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (Reino Unido). Especialista em auditoria governamental pelo Government Accountability Office (GAO) dos Estados Unidos. Autor participante de livros e de artigos e palestrante nas áreas de cooperação internacional e políticas públicas, OCDE: acessão e Políticas Públicas; Centro de Governo e Coordenação Governamental; Controle Externo da Administração Pública; Auditoria de Desempenho Governamental: Governança Pública. Teoria e Doutrina da Regulação de Serviços Públicos

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

Mestre em Direito pela Universidade Federal
de Pernambuco, Advogado, professor de
direito administrativo, escritor, consultor,
conferencista, palestrante reconhecido
nacional e internacionalmente.
Fundador da Jacoby Fernandes & Reolon
Advogados Associados. Possui uma sólida
carreira no serviço público ocupando vários
cargos, dos quais se destacam: Conselheiro
do Tribunal de Contas do Distrito Federal,
Membro do Conselho Interministerial de
Desburocratização, Procurador e
Procurador-geral do Ministério Público junto
ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, Juiz
do Tribunal Regional do Trabalho da 10a
Região, Advogado e Administrador Postal da
ECT. Atualmente é Membro da Comissão
Especial de Defesa da Federação na OAB
Nacional, Membro Benemérito da Instituto
Amazonense do Direito Administrativo – IADA
e Consultor no Banco Mundial.(2012-2015);

Sebastião Helvecio Ramos de Castro

Atualmente é Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), 2º mandato (2016-2017); Foi Deputado à IV Constituinte Mineira, signatário da Constituição do Estado de Minas Gerais (Constituição Compromisso) 1989; Signatário da Lei Estadual 10057/89 que implantou a Fundação Hemominas; Foi Secretário de Estado da Saúde (1989/1990); É Membro do Comitê Executivo de Saúde do Estado de Minas Gerais; Foi Vice-Prefeito de Juiz de Fora (2001/2002); Foi Deputado Estadual (de 1987 a 2009, seis legislaturas) e Relator das Leis do Ciclo Orçamentário na ALMG (PPAG, LDO, LOA); É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Professor Adjunto de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rita de Cassia

É doutora em Políticas Públicas e Gestão para o Desenvolvimento pela Universidade de Manchester (2005) e mestre em Economia pela Universidade de Brasilia (1996). Atualmente é Consultora de Orçamentos do Senado Federal e professora/orientadora em cursos de pós-graduação de entidades de ensino superior, como UnB, IBMEC, ALMG, ENAP, ISC, ILB e outras. Foi Subchefe-Adjunta de Políticas Sociais da SAG e Assessora Especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo, ambos na Casa Civil da Presidência da República; Secretária-Adjunta de Planejamento do Estado do Maranhão; e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG. Tem formação e experiência técnica e acadêmica nas áreas de finanças públicas, planejamento governamental, formulação e avaliação de políticas públicas e soluções de TIC aplicadas a governo.

Pedro de Abreu e Lima Florêncio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007), mestrado em direito econômico internacional – University of Warwick (2005) e doutorado epela University of Warwick (2015). Atualmente é professor do IBMEC