Centros de Governos Municipais em Benefício da Sociedade

Precisamos de profissionais qualificados, preparados para enfrentar desafios contemporâneos e implementar as mudanças necessárias


MARCELO BARROS GOMES
COORDENADOR ACADÊMICO DO INSTITUTO 3IPES


https://instituto3ipes.com.br/


No dia 10 de março, os prefeitos eleitos em 2024 completaram 100 dias de mandato. Com gestores, equipes e ações prioritárias definidas, o Centro de Governo coordena a administração, visando à implementação efetiva das políticas públicas. A euforia inicial da vitória deu lugar à realidade desafiadora, e a fase decisiva começou. A orquestração de um governo requer maestria, dada a complexidade das políticas públicas e os problemas crônicos das administrações. Os indicadores de qualidade e eficiência do gasto público no país permanecem baixos em comparação com outras nações, incluindo as do BRICS e América Latina. O Estado precisa de estruturas adequadas, mas não há um modelo único de gestão pública para todos os contextos. O sistema federativo exige que os governantes criem e operem suas próprias estruturas administrativas para promover ganhos econômicos e sociais.


O Centro de Governo é essencial no Poder Executivo, planejando, articulando, coordenando e monitorando políticas públicas e ações prioritárias de forma integrada. Transforma intenções em resultados concretos, promovendo a colaboração entre órgãos e alinhando ações às reais necessidades da sociedade. Ao apoiar e amplificar as competências dos governantes, o Centro de Governo possibilita a entrega de resultados seletivos e de alto impacto. Um Centro de Governo bem organizado e eficiente é a chave para uma governança pública inovadora, responsiva e transformadora.


Apesar dos avanços, persistem graves déficits em capacidades, investimento e gestão em muitas localidades. As boas intenções políticas frequentemente esbarram em carências institucionais, impedindo ações resolutivas. A agilidade nas entregas e a implementação de políticas prioritárias dependem também da visão e articulação de líderes, habilidades que devem ser desenvolvidas por meio de formação executiva de alto nível. Organizações multilaterais, como a OCDE, BID e Banco Mundial, destacam esforços para estruturar centros de governo, promovendo colaboração e eficiência na entrega de serviços, com resultados positivos como redução de custos e melhoria na satisfação dos cidadãos.


Cada município deve desenvolver projetos personalizados, focando na melhoria de processos e resultados. A implementação de centros de governo integrados aumenta significativamente os índices de governança e qualidade dos serviços. A capacitação dos servidores públicos é essencial para conduzir mudanças significativas. Indicadores de desenvolvimento humano, como educação, saúde, segurança e renda, refletem a efetividade da gestão pública. Transformar os Centros de Governo pode aumentar a eficiência administrativa, promover inclusão social, estimular o crescimento econômico e fortalecer a governança e transparência.


A transformação dos Centros de Governo exige a mobilização de todos setores da sociedade. Precisamos de líderes estratégicos e ágeis dispostos a enfrentar desafios e promover mudanças significativas. A hora de agir é agora. A capacitação dos servidores públicos é urgente. Precisamos de profissionais qualificados, preparados para enfrentar desafios contemporâneos e implementar mudanças necessárias. Os prefeitos eleitos têm a responsabilidade de liderar essa transformação.


A construção de Centros de Governo em cada ente federativo é a chave para uma nova governança pública, de resultados. O Brasil pode assim retomar a confiança nas suas instituições, atraindo investimentos e promovendo a qualidade de vida. É tempo de transformar as administrações públicas em celeiros de boas políticas e projetos que promovam a cidadania e a qualidade de vida. O Brasil e seus municípios não podem ficar para trás.
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Laíza Machado

Profissional com 7 anos de experiência em gestão administrativa e comercial, liderando processos organizacionais em empresas de contabilidade, varejo e consultoria.

Atualmente cursando MBA em Gestão de Processos, com sólido histórico em melhoria de eficiência operacional, fidelização de clientes e gestão de dados. Proativa, orientada a resultados e apaixonada por transformar desafios em soluções estratégicas.

Rivania Figueiredo

Com 13 anos de experiência na área administrativa e de
secretariado, trago minha experiência para oferecer serviços de assistência remota com eficiência e profissionalismo. Ofereço
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Estou disponível para contratação remota, oferecendo flexibilidade
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necessidades específicas de qualquer ramo.

Marcelo Barros Gomes

Possui mestrado em Public Policy and Public Administration pela London School of Economics and Political Science (LSE) (2000). Atualmente é auditor federal de controle externo – Tribunal de Contas da União desde 1995. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estrutura e Transformação do Estado Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 1995, ocupa desde junho de 2021 o cargo de Coordenador de Parcerias e da Cooperação Internacionais de Controle Externo no TCU. Anteriormente ocupou o cargo de Assessor Especial na Casa Civil da Presidência da República. Anteriormente ocupou o cargo de Vice-Ministro – Secretário Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil Presidência da República (março de 2020 a maio de 2021); o cargo de Vice-Ministro – Subchefe de Acompanhamento e Avaliação de Políticas Governamentais da Casa Civil (março 2019 a março 2020). No TCU ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Resultados de Políticas Públicas (2017-2018) e Coordenador-Geral da Área Social e das Secretarias de Controle Externo da Região Nordeste do TCU (2015-2016). Anteriormente ocupou o cargo de Secretário da Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU 2011-2014. Ocupou a função de Diretor nas áreas de Telecom e Serviços Postais e posteriormente de Energia (petróleo e elétrica) da Secretaria de Fiscalização de Desestatização e Regulação do TCU 2001-2010. Foi Diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico do TCU 1997-1999. Trabalhou de 1988 até 1995 no Banco do Brasil S.A. onde ocupou entre outros o cargo de Analista de Organização, Sistemas e Métodos. Professor Colaborador e Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Controle e Auditoria Governamental e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE) e Coordenador acadêmico e Professor nos cursos de pós-graduação em Regulação de Serviços Públicos e de Políticas Públicas do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) – Escola de Controle do TCU. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (Reino Unido). Especialista em auditoria governamental pelo Government Accountability Office (GAO) dos Estados Unidos. Autor participante de livros e de artigos e palestrante nas áreas de cooperação internacional e políticas públicas, OCDE: acessão e Políticas Públicas; Centro de Governo e Coordenação Governamental; Controle Externo da Administração Pública; Auditoria de Desempenho Governamental: Governança Pública. Teoria e Doutrina da Regulação de Serviços Públicos

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

Mestre em Direito pela Universidade Federal
de Pernambuco, Advogado, professor de
direito administrativo, escritor, consultor,
conferencista, palestrante reconhecido
nacional e internacionalmente.
Fundador da Jacoby Fernandes & Reolon
Advogados Associados. Possui uma sólida
carreira no serviço público ocupando vários
cargos, dos quais se destacam: Conselheiro
do Tribunal de Contas do Distrito Federal,
Membro do Conselho Interministerial de
Desburocratização, Procurador e
Procurador-geral do Ministério Público junto
ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, Juiz
do Tribunal Regional do Trabalho da 10a
Região, Advogado e Administrador Postal da
ECT. Atualmente é Membro da Comissão
Especial de Defesa da Federação na OAB
Nacional, Membro Benemérito da Instituto
Amazonense do Direito Administrativo – IADA
e Consultor no Banco Mundial.(2012-2015);

Sebastião Helvecio Ramos de Castro

Atualmente é Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), 2º mandato (2016-2017); Foi Deputado à IV Constituinte Mineira, signatário da Constituição do Estado de Minas Gerais (Constituição Compromisso) 1989; Signatário da Lei Estadual 10057/89 que implantou a Fundação Hemominas; Foi Secretário de Estado da Saúde (1989/1990); É Membro do Comitê Executivo de Saúde do Estado de Minas Gerais; Foi Vice-Prefeito de Juiz de Fora (2001/2002); Foi Deputado Estadual (de 1987 a 2009, seis legislaturas) e Relator das Leis do Ciclo Orçamentário na ALMG (PPAG, LDO, LOA); É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Professor Adjunto de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rita de Cassia

É doutora em Políticas Públicas e Gestão para o Desenvolvimento pela Universidade de Manchester (2005) e mestre em Economia pela Universidade de Brasilia (1996). Atualmente é Consultora de Orçamentos do Senado Federal e professora/orientadora em cursos de pós-graduação de entidades de ensino superior, como UnB, IBMEC, ALMG, ENAP, ISC, ILB e outras. Foi Subchefe-Adjunta de Políticas Sociais da SAG e Assessora Especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo, ambos na Casa Civil da Presidência da República; Secretária-Adjunta de Planejamento do Estado do Maranhão; e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG. Tem formação e experiência técnica e acadêmica nas áreas de finanças públicas, planejamento governamental, formulação e avaliação de políticas públicas e soluções de TIC aplicadas a governo.

Pedro de Abreu e Lima Florêncio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007), mestrado em direito econômico internacional – University of Warwick (2005) e doutorado epela University of Warwick (2015). Atualmente é professor do IBMEC